Pare de centralizar e aprenda a delegar!
O papel do líder não é, de forma alguma, assumir todas as atividades do setor. Ele possui uma equipe justamente para receber demandas e contribuir com atividades para o resultado, no entanto, muitos líderes acabam fazendo tudo sozinhos por ter dificuldades em delegar, o que pode ser por diversos motivos:

– Não confiar na equipe;
– Não saber administrar e acompanhar as tarefas e prazos;
– Perfeccionismo;
– Querer que tudo saia do seu jeito;
– Não saber como cobrar a realização de algo; e muito outros motivos.

Delegar tarefas pode não ser algo fácil, porém, é essencial para todos que exercem liderança. Se você tem essa dificuldade, saiba que precisa mudar algo em si mesmo para aprender a delegar facilmente. Por mais difícil que seja se autoavaliar, mais difícil ainda é ver resultados negativos na sua equipe e saber poderia ter sido evitado.

Todos os indivíduos possuem grande potencial, e isso não se limita a fazer planilhas, preencher relatórios e enviar e-mails. Mesmo que sua equipe seja pequena, ela pode te ajudar e crescer junto com você.

Enfim, qual a melhor maneira de delegar tarefas?
Após refletir sobre o que te impede de passar para os outros algo a fazer, veja algumas dicas:

  • Classifique as atividades
    Quais as mais relevantes, quais as menos relevantes e quais precisam de especialização na execução? Agora, dentro da equipe que você possui, quem poderia realizar? Conhecer os seus pontos fortes e de melhoria, bem como os da equipe, lhe facilitarão nesta decisão. Aqui vale a dica de conhecer a ferramenta de perfil comportamental: https://fabianesousa.com.br/para-sua-empresa/
  • Estimule o desenvolvimento da sua equipe
    Não encare essa etapa como desperdício de tempo e sim como investimento. Quanto mais as pessoas absorvem conhecimento, mais se sentem seguras e seu potencial é multiplicado.
  • Tenha foco
    Antes de delegar tarefas importantes, acompanhe tarefas mais simples, treine-se em cobrar por prazos, pense em aprimorar processos já existentes.
  • Planeje sua rotina
    Com um planejamento em mãos você saberá de quem cobrar pelas atividades delegadas e ainda envolver-se nas execuções para evitar falhas.
  • Ouça a equipe
    Perceber que outras pessoas também estão dispostas a dar seu melhor pelo resultado é muito gratificante. Acate sugestões viáveis que poderão melhorar os processos e mostre-se aberto à propostas de melhoria.

Ao final de tudo isso, você poderá perceber que deveria ter começado antes, que sua rotina estará facilitada, terá mais tempo para pensar estrategicamente nos resultados e ainda terá uma equipe satisfeita por participar efetivamente das entregas.