Não é novidade que para um negócio ser bem-sucedido, além fazer acontecer é preciso também boa gestão.

Mas eu conheço muitos empreendedores, que antes de abrirem seus negócios, não realizaram o plano de negócios, tão pouco um planejamento anual para sua empresa, e destes alguns conseguiram ter sucesso e outros não…

Você conhece pessoas empreendedoras e criativas, que têm milhares de ideias, mas não conseguem tirá-las do papel? E outras que planejam minimamente cada detalhe do seu negócio e ainda assim, não conseguem fazer acontecer?

Para se investir em um negócio, é necessário algumas habilidades e competências, principalmente uma boa ideia, coragem para colocar em prática, planejamento e mão na massa!

Não basta ser criativo, ter várias ideias brilhantes se não souber colocar em prática. Mas calma, nem tudo está perdido, se você é uma pessoa criativa, porém nem tanto de fazer acontecer ou de planejar, você terá duas opções:

  • Escolher pessoas de sua confiança e que estejam alinhados contigo com relação aos valores pessoais e objetivos do negócio, para juntos unirem forças e fazerem acontecer.
  • Ou, se for possível implantar sua ideia sem outras pessoas, você pode investir em seu desenvolvimento, para adquirir as habilidades necessárias para planejamento e gestão.

Independentemente da necessidade de um ou mais sócios é muito importante construir e manter bons relacionamentos, afinal você precisará desenvolver parcerias e nesse momento o network é essencial. Outras habilidades não menos importantes são a prospecção, vendas e o mapeamento do negócio e do mercado.

Para ter uma visão completa do negócio, as empresas investem em gestão por processos, pesquisas mercadológicas, analisam com frequência o perfil do cliente e suas necessidades. A gestão por processos permite criar uma compreensão de como as atividades são realizadas na empresa e, ao mesmo tempo, revela gargalos, ineficiências que podem ser corrigidas em tempo hábil e oportunidades de inovações e melhorias constantes. Muitas vezes a rapidez na tomada de decisão é necessária e quando se tem a imagem clara do negócio e a mensuração dos resultados, a decisão é facilitada.

Mas não adianta planejamento se não houver o perfil empreendedor, um perfil de profissionais que têm coragem de assumir riscos calculados, que têm vontade de fazer acontecer e colher bons frutos de suas ideias. Percebo que muitas pessoas deixam de empreender e optam por uma escolha mais segura, por medo de arriscar.

Ter uma visão clara da realidade do mercado e das suas competências, para saber o que você tem e o que precisa desenvolver para fazer seu negócio virar e prosperar, deve ser uma preocupação antes de empreender ou imediata assim que puder!

Caso você se identifique com a carreira empreendedora e queira investir em você, em seus projetos e desenvolver novas habilidades para prosperar de forma assertiva, eu sugiro que você invista em um processo de Coaching, para ter um parceiro neste desenvolvimento, onde com uma metodologia cientificamente comprovada irá gerar reflexões, autoconhecimento, definição de objetivos, desenvolvimento do foco, disciplina, planejamento, potencialização das capacidades e habilidades, além de trabalhar na sua mentalidade, levando-o a conhecer as crenças que te impedem, te paralizam ou te fazem postergar uma ação. Veja mais aqui: https://fabianesousa.com.br/para-empreendedores/

Antigamente para empreender bastava ter vontade e arriscar, hoje percebemos que aqueles que possuem conhecimento do negócio e investem em novas habilidades e competências, podem aproveitar melhor as oportunidades e alcançar resultados!