E hoje as dicas são para quem está buscando recolocação!

São incontáveis as vezes que utilizei dinâmicas de grupo em processos seletivos que realizei. E por que esse é um método eficaz na minha opinião? Porque se conseguimos deixar os candidatos à vontade (fator de atenção imprescindível para o selecionador) as pessoas agem naturalmente e seus comportamentos padrões são facilmente observados.

Dinâmicas de grupo em processos seletivos costumam assustar muita gente. “Não curto”, “Tenho vergonha”, “Só de ver um monte de gente já desanimo” e “Alguém sempre quer aparecer mais” são justificativas que sempre ouvimos conversando com quem já passou por esse tipo de processo.

Mas o que exatamente costumamos avaliar em uma dinâmica e o que os candidatos devem se atentar?

Sem dúvida as dinâmicas aceleram o processo seletivo, pois de posse do perfil da vaga, com um grupo de candidatos que atendem esse perfil, facilmente identificamos se os comportamentos também são os esperados. Geralmente, observamos a postura, comunicação verbal, agilidade no raciocínio, capacidade de trabalhar em grupo, de solucionar problemas, iniciativa, entre outras soft-skills.

Por exemplo, ser um dos primeiros a falar demonstra iniciativa. É bacana que a pessoa consiga demonstrar espontaneidade e segurança nas atitudes dela, porque ali estamos observando comportamentos.

É importante estar atento ao que está sendo proposto para poder transmitir ideias de forma clara e objetiva. A comunicação verbal e o trabalho em equipe acaba tendo um peso grande nas dinâmicas.

Quando o candidato quer performar mais ou se sobressair sobre os outros, muitas vezes, é descartado rapidamente. Porque o que se busca não é alguém autoritário, mas sim pessoas que saibam trabalhar com times, que sejam colaborativas e que escutem as outras. Não alguém mandão e prepotente.

Fique atento a estes pontos, conheça bem o perfil da vaga para qual está se candidatando e seja você mesmo! São as principais dicas que te dou!!

Conheça aqui como mais eu posso te ajudar:

http://fabianesousa.com.br/para-sua-carreira/