Você já deve ter ouvido falar o termo “colocar a cenoura na frente” como forma de gerar motivação… mas será que essa é mesmo uma forma de engajar pessoas para um objetivo?
Empresas em todo o mundo usam esse “modelo” para gerar engajamento, porém há uma falta de sincronia com o universo atual da motivação no cidadão moderno. Segundo estudos da atualidade, as pessoas se motivam por 3 elementos básicos: autonomia (desejo de dirigir sua própria vida e estar no controle); excelência (necessidade de ser cada vez melhor em algo relevante) e propósito (anseio de fazer o que fazemos em pró de algo superior a nós).
Se o seu time não está preocupado com problemas financeiros e a empresa paga um salário condizente com o mercado, você não deve se preocupar apenas com recompensas. As pessoas querem tomar controle dos seus trabalhos, tornarem-se excelentes no que fazem e serem partes de algo importante!
Se vc líder entender essas formas de motivação, verá que conseguirá rapidamente mais engajamento, felicidade e produtividade na sua equipe e que não precisa tratá-los como animais colocando uma cenourinha na frente. Fica a dica!