Inovar não quer dizer apenas investir em novas tecnologias, é principalmente montar uma estratégia para buscar um comportamento inovador. INOVAR é pensar diferente, é buscar novas formas de olhar o que já existe, é fazer a mesma coisa de forma distinta. Inovação nesses últimos anos tem sido também o principal motivo para a transformação na Gestão de Pessoas nas Empresas, com o desenvolvimento de contextos organizacionais que fomentam a criatividade e a inovação nos colaboradores.

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso grandes investimentos para inovar ou só as grandes empresas podem pensar ou implantar métodos nesse sentido, muito pelo contrário, a inovação pode e deve ser perseguida por todo e qualquer empresário, empreendedor ou profissional liberal. Porém, boa parte dos profissionais e empresas está perdida com relação à Inovação, pensa que faz, mas os clientes e os próprios colaboradores não percebem e acham apenas que são mais do mesmo, muitos não sabem inclusive o conceito, o porque, o que é e como devem efetivamente inovar.

Mas por onde começar? Todos os negócios e segmentos têm problemas que precisam ser resolvidos e a inovação pode e deve ser aplicada em produtos, em serviços, em processos, em tecnologia, no marketing enfim, em todas as áreas da empresa.

Para ser diferente e inovador, é preciso respostas para estas perguntas: POR QUE precisamos fazer? COMO vamos implementar? e finalmente: O QUE deve ser feito? nesta ordem! Parece óbvio, mas não é! Sabe por que? porque as pessoas não compram somente o que você faz mas o porquê você faz, incluindo os colaboradores do seu negócio.

Fazer com que a sua imagem seja colocada de uma forma inovadora onde os clientes e seus colaboradores tenham a real percepção de valor agregado, esse é o ponto. As Pessoas são impactadas hoje em dia por inovação e não compram mais apenas produtos e serviços bons e baratos, compram também por experiências de compra e de marcas. (suas e de amigos).

Porém, deve-se ter cuidado com as barreiras internas que desencorajam o esforço de desafiar o óbvio, criam resistência às mudanças, cultiva o medo do risco, alimentam as picuinhas burocráticas, provocam a falta de gratificação aos inovadores, inibem os gestores capazes de implementar ideias novas.  A inovação deve estar também no processo de seleção de novos colaboradores, que pode ajudar com sangue novo e nova visão na criação de soluções.  Alguns pontos importantes na seleção do perfil dos contratados, como: Contratar Empreendedores; Contratar pessoas conectadas com a marca da empresa; Brilho nos olhos e que realmente tem vontade de ser e crescer; Pessoas criativas e com desenvoltura, além de técnica; Analisar comportamento social (em Redes Sociais), pode mudar e encorajar o desenvolvimento do comportamento interno nas empresas.

Tendo uma equipe com o perfil inovador, para ter resultados efetivos também tem que pensar em produzir talentos e não somente consumir talentos. Deve-se ampliar espaços onde os colaboradores possam produzir novas ideias, reconhecer quem são as pessoas genuinamente inovadoras, promover o menos EU e mais NÓS, abandonar o perfeccionismo e claro, envolver todas as áreas da empresa.

O fato é que estamos vivendo uma Evolução Social e Inovar é um requisito fundamental para navegar neste oceano e nos novos cenários que se apresentam onde as pessoas estão conectadas e se comunicando o tempo todo, a boa notícia é que para isso, depende muito mais de boas ideias e criatividade, do que de recursos financeiros. O Capital necessário é o Intangível, aquele que não conseguimos ver ou pegar, estamos falando do Capital Intelectual.

É claro que o que funciona para uma organização, pode não funcionar para outra. O Ponto que quero despertar é que para Inovar tem que primeiro ter clareza dos porquês, dos propósitos do seu negócio e depois alternar na forma de pensar e gerir e por fim, implantar mudanças que efetivamente possam impactar e melhorar os processos internos, mudar a percepção de valor e principalmente a imagem do seu negócio no mercado.

Para aprofundar no assunto, minha sugestão são os métodos Design Thinking e Mapa Mental que ajudam no diagnóstico, planejamento e implementação de ações inovadoras.

Como resultado sua empresa terá um time unido que oferece produtos e serviços de larga aceitação capazes de atrair novos clientes, novos mercados e principalmente um ambiente interno de pensadores, criativos e que torcem para o sucesso coletivo.