Tenho encontrado diversos profissionais com dificuldades em liderar suas equipes, sem conseguir verdadeiro comprometimento de seus colaboradores, com insegurança para exercerem suas funções e, na maioria das vezes, constantemente nervosos, estressados e sem tempo para nada.

Se você se identificou em algumas destas situações, não se aflija. Já estive nesta situação e sei o quanto é difícil vencer este desafio.

Hoje eu sei que isto é mais comum do que eu imaginava e que a razão destes problemas está na falta de conhecimento que os profissionais têm de si próprios. Temos dificuldade em liderar a nós mesmos, consequentemente uma dificuldade ainda maior em liderar os outros.

Dessa forma, hoje quero auxiliar você, que passa por estas dificuldades, a mudar esta situação com 5 dicas para melhorar o seu autoconhecimento:

  1. Monitore suas emoções 
    Durante alguns dias, anote as suas emoções a cada duas horas aproximadamente, perguntando-se qual a sua emoção naquele momento. Não se preocupe com as causas por estar sentindo a emoção, apenas identifique a emoção e considere as consequências que ela produz sobre seu físico. (Palpitação, frio, calor, suores, etc.)
    A finalidade desta prática é fazer com que você adquira o hábito de prestar atenção em suas próprias emoções e suas consequências sobre você. Depois de um certo tempo, você naturalmente incorpora esta prática e passará a se conhecer melhor, sabendo das consequências dos seus atos sobre si mesmo.
  2. Tenha alguém para conversar
    A escolha de um amigo que esteja próximo a você e que possa alertá-lo sobre o seu comportamento, em quem você possa conversar com confiança sobre seus desafios, ajudará em muito no seu autoconhecimento. Na ausência desta pessoa, busque um profissional Coach que te levará a refletir sobre os desafios que estiver vivendo e seus objetivos. Conversas deste tipo podem acontecer via Internet.
  3. Analise seus pontos fortes e fracos
    Sem julgamento, analise seus pontos fortes e de melhorias. Assuma seus pontos fracos e invista em seu desenvolvimento, tente melhorá-los pessoalmente, mas se tiver dificuldade, novamente sugiro buscar auxílio de um Coach para auxiliá-lo.
    Procure se beneficiar de seus pontos fortes, faça deles sua característica profissional.
  4. Analise o que limita o seu desenvolvimento
    Ao longo de nossas vidas incorporamos certos conceitos ou crenças que nos limitam e que travam nosso desenvolvimento. São questões que estão em nossos inconscientes e que nos bloqueiam mesmo sem percebermos. Um exemplo, é quando acreditamos que não temos capacidade para realizar determinada tarefa, antes mesmo de tentar. Esta crença pode ter sido colocada inadvertidamente em nosso inconsciente por pessoas próximas quando no passado nos “carimbaram” com uma característica: você é incompetente nisso, você é preguiçoso, você nunca será feliz, você nunca terá sucesso, etc.
  5. Crie sua marca pessoal
    Como profissional você se assemelha a um produto em uma gôndola de supermercado.
    Está em exposição para ser adquirido ao lado de tantos outros semelhantes, que têm a mesma função, porém com algumas características diferentes. Quais são as suas características que encantariam seus clientes (ou compradores)? O que você tem incorporado em você que faz com que as pessoas queiram o seu serviço e não o de outro profissional?
    Através do autoconhecimento, analise a si próprio, desenvolva uma marca pessoal, como se você fosse um produto que estivesse à disposição do mercado.

Tenho certeza de que se você começar a desenvolver o seu autoconhecimento com estas 5 dicas, estará trilhando o caminho para o sucesso na sua vida profissional, que obterá uma maior produtividade e uma capacidade especial em liderar pessoas.

Você já estabeleceu o seu próximo passo para desenvolver autoconhecimento?