Conheça 10 características fundamentais dos empreendedores de sucesso e as adote para sua vida, independente de hoje você ser empregado, pois essas características estão sendo cada vez mais valorizadas pelas empresas e buscadas nos processos seletivos. Se você é empreendedor, identifique aquelas que já são naturais em você e as que precisa desenvolver.

  • Buscar conhecimento continuamente

A melhor educação que podemos receber vem da experiência de vida e da troca de conhecimentos com outras pessoas. Sua vida começará a melhorar no dia em que perceber que sua educação é sua responsabilidade. Escolha livremente, a partir de agora no que investirá seu tempo.

Aprenda sobre si mesmo e depois sobre os interesses das pessoas com quem está trabalhando ou quer trabalhar. Uma das principais necessidades de aprendizado está relacionada à capacidade de perceber as diferentes perfis de  pessoas. Quando conseguir identificar o perfil de alguém, será capaz de falar a linguagem dele e entenderá suas necessidades.

Quando conseguir falar a linguagem das pessoas e entender suas necessidades, se tornará um líder. Você sabe o que te move? Comece conhecendo seus pontos fortes e fracos.

As pessoas que não conhecem essas características sempre precisarão que alguém diga o que devem fazer. No entanto, as que desenvolvem autoconhecimento e aprendem a compreender e a se conectar com os outros estão desenvolvendo paralelamente a liderança.

Uma das habilidades muito valorizadas é a capacidade de construir relacionamentos. É verdade que fazer networking parece ser mais fácil para algumas pessoas do que para outras, mas, independentemente da personalidade, qualquer um pode aprender a construir bons relacionamentos.

Empreendedorismo e liderança andam de mãos dadas, pois liderança é influência. Empreendedores e líderes bem-sucedidos são os que aprenderam a influenciar os outros.

  • 2 – Ter uma perspectiva positiva do fracasso

Nosso sistema de ensino tradicional treina as crianças para fechar os livros e não pedir ajuda na hora da prova. Dá notas que vão da aprovação à reprovação e treina as crianças a acreditar que o fracasso é ruim. Na verdade, o fracasso é só um feedback. É o meio pelo qual aprendemos e crescemos. Mostra que ponto precisamos corrigir. Para a maior parte das pessoas, no entanto, o fracasso não é correção, e sim rejeição.

Portanto, nunca leve o fracasso para o lado pessoal. Todos fracassamos muitas vezes e vamos voltar a fracassar. É parte da vida. O fracasso é a oportunidade para recomeçar de uma forma nova e melhor.

Assuma a responsabilidade por seus fracassos. Procure e encontre as respostas de que precisa. Não faz bem ficar bravo e culpar os outros por um fracasso depois que ele aconteceu. É preciso, dessa forma, aprender a se distanciar da culpa. Esses fracassos podem não ser fáceis, mas, quando você descobrir como aceitá-los e aprender com eles, vai se tornar mais seguro e confiante.

Lembre-se sempre: o fracasso não é seu inimigo. O fracasso é seu amigo. É um dos muitos professores da vida e, quando você começa a vê-lo como algo positivo, também vai começar a ver os benefícios que ele oferece. Você não conseguirá ver os benefícios do fracasso enquanto percebê-lo como algo negativo. Acredite que é algo bom e vai aprender com ele e crescer.

  • 3- Encontrar soluções

Saber que quando surgir um problema, é sua responsabilidade encontrar uma solução, para não perder tempo e dinheiro com o mesmo problema no futuro, ou seja, procurar resolver um problema de maneira permanente, encontrando uma solução no longo prazo.

Entretanto, encontrar soluções é mais difícil do que resolver problemas, porque exige que se continue procurando uma solução até encontrá-la. Uma das principais diferenças entre quem resolve problemas e quem encontra soluções é o tempo que cada um dedica a encontrar uma solução.

Alguém com a mentalidade de resolver problemas só vai procurar uma solução provisória e depois passar a responsabilidade para outra pessoa. Então, essa outra pessoa precisa parar o que está fazendo e dedicar atenção ao problema a fim de “tentar” resolvê-lo. Se ela também tem a mentalidade de resolver problemas, “tentará” fazer a mesma coisa e, se não conseguir rapidamente, repassará para outra pessoa.

As diferenças entre a mentalidade de encontrar soluções e a mentalidade de resolver problemas podem ser aplicadas a duas áreas principais: problemas pessoais e problemas profissionais.

Se sempre tem problemas pessoais, então não olhe para os outros – olhe para seus próprios hábitos, especialmente os diários. Para você, a disciplina diária pode ser o sistema para administrar sua vida pessoal de forma tranquila.

Se sua vida pessoal está uma tormenta e não uma bonança, então a disciplina diária vai ajudá-lo a criar hábitos positivos que acalmarão a tempestade ou encontrarão soluções, para que você possa desfrutar sua jornada.

Já a maioria dos problemas profissionais é resultado de falha de sistema, não de fracasso pessoal. Uma pequena empresa, um consultório particular, uma franquia, uma grande corporação ou qualquer outra organização devem desenvolver sistemas se quiserem reduzir os problemas e serem mais produtivos.

Aqueles que encontram soluções trabalham para desenvolver sistemas que produzem resultados consistentes.

Desenvolver disciplinas e criar sistemas não é fácil, mas, depois que estiverem funcionando, os prêmios e os benefícios terão valido o esforço. O segredo é estar disposto a dar duro agora para ter uma vida mais fácil depois. Desenvolver uma mentalidade de encontrar soluções pode ser difícil no começo, porém seus resultados de longo prazo deixarão um sorriso em seu rosto.

  • 4- Conhecer um pouco de tudo

É preciso tempo para aprender as muitas coisas necessárias, mas se você se concentrar no quadro geral e aprender a delegar as tarefas menores vai experimentar mais sucesso e menos estresse.

Se algo sai errado tendemos a pensar que é o fim do mundo. Não é. Nunca é. A vida e a empresa sempre continuam. Se decidir aprender mais sobre o quadro geral, isso vai ajudá-lo a manter as coisas em perspectiva.

Normalmente nada é tão sério como parece. Não importa o desafio, provavelmente não é o fim do mundo. Entender que as coisas dão erradas e não se preocupar muito quando isso acontecer, resolver calmamente os problemas e continuar avançando com o quadro geral em mente. Essa é a atitude empreendedora.

Para aprender um pouco sobre muitas coisas, basta continuar expandindo a mente. Se continuar aprendendo novas coisas sob facetas diferentes, ganhará uma visão mais clara do quadro geral. A clareza ajuda a manter uma perspectiva; assim, quando um problema ou um fracasso ocorrem, você estará pronto.

Quanto menos conhecimento tiver, maiores os problemas parecerão e mais difícil será encontrar uma solução. Conhecer um pouco de tudo nos permite olhar os vários problemas e dizer: “não é tão grande assim. Isso é o que vamos fazer”.

Porém, quando seu conhecimento está limitado a uma ou duas coisas importantes, você geralmente diz: “o que vamos fazer com este problema?” As pessoas que não aumentam o próprio conhecimento de modo consistente sempre terão baixos limites para o sucesso que podem alcançar.

  • 5- Dar e receber feedbacks

Aceitar e usar a correção exige uma virtude muito simples: humildade. A humildade fornece a capacidade de aprender e crescer. É a disposição de considerar o que outra pessoa está falando.

Pessoas arrogantes perdem o poder e o potencial por não estarem dispostas a considerar o ponto de vista de outra pessoa. Há muita força na humildade, e aprender a considerar visões diferentes da sua permite aproveitar esse poder.

Muitas pessoas acreditam que praticando a humildade os outros se aproveitarão delas. O oposto é verdade: humildade é força, não fraqueza. Arrogância é fraqueza e leva a muitos fracassos. A arte da humildade extrai o melhor dos outros e cria um mosaico de ideias que podem levar a grandes sucessos.

Um dos maiores benefícios da humildade é que ajuda a desenvolver a capacidade de ouvir sem interromper. Quando você aprende a simplesmente ouvir sem interrupção, vai além da comunicação com as pessoas a fim de se conectar com elas. É sábio tentar se conectar com alguém antes de corrigi-lo.

E, quando for corrigir uma pessoa, mostre algum respeito apenas ouvindo, para entender a perspectiva dela.

Da próxima vez que tiver de fazer uma correção, certifique-se de incluir alguns elogios sinceros e realmente se conectar com a pessoa. Quando receber uma correção, pratique um pouco de humildade e faça o melhor para respeitar sinceramente o outro.

  • 6- Assumir a culpa

O caminho para se tornar um grande líder ou empreendedor começa por aprender a assumir a responsabilidade por sua vida pessoal. Quando você aprende a fazer isso, também se torna apto a assumir a responsabilidade por uma empresa.

Assumir a responsabilidade significa trabalhar para melhorar as coisas e agir de modo consistente em direção a seus objetivos. “A culpa é minha” significa reconhecer as coisas como são e agir para melhorá-las.

É necessário mais energia para ficar sentado e culpar, reclamar e justificar do que para agir, mesmo quando exige grandes ações. Você pode pensar que grandes ações o deixariam cansado, mas, na realidade, quando você age em direção a um objetivo, isso o energiza.

Também é importante perceber que todas as áreas da vida estão conectadas e, assim, o que acontece em uma área afeta as outras.

Você notou que, quando se exercita, se sente melhor mental e emocionalmente? Que, quando está para baixo emocionalmente, isso afeta a maneira como se sente fisicamente? Notou que, quando foca sua energia mental em seus objetivos ou reflete sobre algo ao qual é grato, isso o faz se sentir melhor?

Assumir a responsabilidade pelo gerenciamento de sua energia é uma das coisas mais importantes que pode fazer.

Trata-se de se recusar a entrar no jogo da culpa. Significa que se recusa a reclamar e justificar. Ao se concentrar em seus objetivos e agir de forma consistente em direção a eles, está dizendo essencialmente: “a culpa é minha, meus sucessos e meus fracassos são minha responsabilidade”.

Quando desistir de reclamar, culpar e justificar, concentrando-se em ações consistentes, ficará espantado com quanto pode conseguir realizar.

  • 7- Criar riqueza

O tempo flui constantemente por nossa vida. É impossível criar mais tempo ou reaproveitar o que já foi usado. Mesmo assim, muitas pessoas não entendem que o tempo é o bem mais valioso que possuem. É insubstituível.

Não acumulamos coisas que não valorizamos. Se você disser “dinheiro não é importante para mim”, ele não vai ficar por perto. A partir de agora, nunca diga que o dinheiro não é importante. É uma das mentiras mais destrutivas que as pessoas dizem a si mesmas.

Como o dinheiro é importante, deveríamos valorizá-lo e aprender a fazer com que cresça. Porém, ganhar dinheiro e fazê-lo crescer são conceitos bem diferentes; ganhar dinheiro tem muito pouco em comum com construir riqueza.

Você pode ganhar muito dinheiro, depois gastá-lo e voltar a ficar pobre. No entanto, pode ganhar uma quantia menor, aprender a guardar e investir, para construir riqueza. Você pode ganhar um milhão de dólares por ano, mas isso não vai deixá-lo mais rico se estiver gastando dois milhões.

Ganhar dinheiro é uma mentalidade comum; construir riqueza é uma mentalidade incomum. Por que a maioria das pessoas não é rica em termos financeiros? Porque o propósito delas está em ganhar dinheiro, não em construir riqueza.

Não se engane. Se vai aprender a construir riqueza, terá de experimentar fracassos e perdas. Você pode ganhar dinheiro e pode perder dinheiro – é parte do processo. Aceite, abrace, aprenda e fique focado em construir riqueza.

  • 8- Voar com as águias

As pessoas com quem você passa o tempo influenciam suas decisões e afetam sua energia. Como elevadores, elas podem levá-lo para cima ou para baixo. O perigoso é que muitos não se perguntam como seus relacionamentos afetam a própria vida. E, como não se fazem essa pergunta, não vêem que seus resultados estão associados a seus relacionamentos.

Pense bem em seus relacionamentos. Quando apaga a luz à noite, tudo parece escuro e não é possível ver nada. Depois de uns poucos minutos, começa a perceber alguns vultos. “Ah, é o guarda-roupa. Acho que aquilo são meus sapatos no chão. Consigo ver o contorno de minha cadeira.”

Passam mais uns minutos e parece que alguém acendeu uma luz em algum lugar, porque agora dá para ver bem o guarda-roupa, os sapatos e a cadeira.

O que aconteceu? Ninguém acendeu uma luz no quarto; seus olhos apenas se ajustaram à escuridão. E, assim como seus olhos, você se ajusta ao ambiente das pessoas a seu redor. Algumas trazem luz a sua vida e o ajudam a ver, enquanto outras trazem escuridão e o deixam cego.

Muitas de suas circunstâncias são reflexos das expectativas das pessoas que você deixa influenciar sua vida. Quando prefere investir seu tempo com pessoas sábias que estão tendo sucesso e encontrando significado na própria vida, você aprende a fazer o mesmo com a sua.

  • 9- Olhar para o futuro

Poucas pessoas entendem o poder da visão, raramente coisas valiosas acontecem sem visão. Um bom casamento, boa saúde e liberdade financeira são apenas alguns exemplos de coisas que não acontecem sem uma visão do futuro. A visão faz as coisas acontecerem. Visão é força. É o que atrai sabedoria.

Isso guia sua vida, e ações diárias em direção à sua visão são a forma mais certa e rápida para realizar o que deseja. Você deve criar uma visão do futuro que deseja se quiser experimentar sucesso e realização.

Apesar de ser importante valorizar a retrospectiva, não deixe que ela limite sua previsão – esse é um erro muito comum. Olhar para o passado pode ajudar a planejar o futuro, porém planejar o futuro e agir sobre esse plano é a parte mais importante.

  • 10- Acreditar e se arriscar

O que você acredita sobre si mesmo revela-se em seu desempenho. Você tem fé em si mesmo? Se olhar para seus resultados e pensar que não são bons o suficiente, é necessário olhar mais fundo para descobrir os motivos.

Os resultados que conseguir são simplesmente um reflexo do que está ou não fazendo. Se considera que seus resultados não são tão bons, pode ter uma crença subconsciente sobre si mesmo que diz: “não sou bom o suficiente”. E, se olhar um pouco mais fundo do que isso, pode encontrar uma crença que diz simplesmente: “não sou suficiente”.

Você é suficiente? Claro que é! Acredite em si mesmos. Se você não acredita em si mesmo, nunca encontrará oportunidades, nunca assumirá os riscos necessários e nunca conseguirá o sucesso significativo que deseja.

Você deve acreditar em si mesmo e eliminar toda a dúvida. A falta de autoconfiança é a razão pela qual muitos continuam na inércia. Sem fé em si mesmo você sempre vai precisar que outra pessoa diga o que deve fazer ou vai esperar a permissão dos outros para saber o que pode fazer.

A experiência de vida fornece um bom currículo e nos ensina a se educar continuamente, ter uma perspectiva positiva ao fracassar, encontrar soluções, conhecer um pouco de tudo, dar e receber feedback, dizer “a responsabilidade é minha”, construir sua riqueza, olhar para o futuro e se sentir confiantes para assumir riscos.