Caro gestor, hoje o post é para você. Como você define a sua forma de liderar? O desenvolvimento de equipes e liderança são pautas de muitas reuniões nas organizações, portanto trago hoje alguns dos principais deslizes que os gestores cometem e dicas para ação:

  • Não conhecer o potencial de sua equipe e suas aspirações. Procure mapear os talentos de cada colaborador e trace planos personalizados de desenvolvimento de competências e carreira. Assim poderá aproveitar o que cada pessoa tem de melhor para os resultados da empresa;
  • Ser engolido pelo dia a dia da operação e não conversar com seu time. Ei! Os resultados vêm pelas pessoas, portanto, direcione como podem contribuir ainda mais;
  • Não dar feedback sobre os seus pontos positivos. Não aponte apenas falhas e fale apenas de atividades. Mostre se o colaborador está no caminho certo, como estão suas atitudes. Reconhecimento não é apenas em dinheiro, mas no valor que você dá ao outro também pelas palavras;
  • Dizer apenas “o que” precisa ser feito e não o seu “porquê”. Os profissionais buscam por significado no que fazem, mostre o papel e a importância de cada um naquele projeto.

O melhor caminho para uma liderança de sucesso é a comunicação e o exemplo. Olhe para seus pontos fortes e adapte seu estilo à equipe.

Já que estamos na era da transformação, comece por você. Faça uma avaliação de como está sua gestão, peça feedback para pares, colaboradores e parceiros. Crie seu próprio plano de ação. Esta é uma atitude que mostra exemplo de humildade e humanidade, afinal ninguém é perfeito, mas todos podemos evoluir e crescer.